Em parceria com a Delta Photo criei um post sobre a Iniciativa do Outubro Rosa e sua importância, bem como sugestões, alertas e principais indicadores de risco.
A iniciativa do Outubro rosa começou nos Estados Unidos na década de 90, um grupo de mulheres e sobreviventes do Câncer de mama se reuniu para alertar sobre a importância da mamografia na detecção precoce do Câncer de mama. O Câncer de mama é o segundo câncer em incidência e mortalidade nas mulheres, ficando apenas atrás do câncer de pele não melanoma. De acordo com o INCA a estimativa eram de 59.700 novos casos de câncer de mama no ano de 2018 com risco estimado de 56,33 casos a cada 100.000 mulheres, sendo também a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres. Porém, também é o câncer com maior taxa de cura se descoberto nos estágios iniciais, com cerca de 95% de taxa de cura. O câncer de mama atinge mulheres principalmente entre os 40 e aos 70 anos de idade, com pico de incidência dos 45 aos 55 anos. Os principais fatores de risco são:
A principal forma de detecção precoce é pela mamografia, que deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade. O exame físico das mamas também é muito importante. E outros exames como ultrassom de mamas podem ser necessários, se o medico assim julgar. Não se esqueça de manter sua rotina ginecológica em dia! Converse sempre com seu ginecologista em caso de dúvidas.
1 Comment
Desde pequenos, somos ensinados sobre a importância da atividade física para uma vida saudável. Na escola, as aulas de educação física estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças e buscam fazer com que a prática esportiva torne-se parte da rotina desses jovens.
|
AutorNeste blog quero compartilhar informações descomplicadas sobre medicina, infertilidade, anticoncepção, gravidez, amamentação e outras coisas de mulher e mãe. Categorias
Todos
|