DRA. ADRIANA VALERIO DA SILVA CRM-SP: 120814 RQE:72104-1
  • Quem sou
  • Convênios
  • Procedimentos realizados
  • Blog
  • Contato

Exercite-se para cuidar do corpo e da mente

5/28/2019

0 Comments

 

     Desde pequenos, somos ensinados sobre a importância da atividade física para uma vida saudável. Na escola, as aulas de educação física estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças e buscam fazer com que a prática esportiva torne-se parte da rotina desses jovens.
    Conforme o tempo vai passando e nos tornamos adultos, muita gente abre mão da atividade física. A realidade do trabalho também mudou: os ofícios manuais não são tão comuns, enquanto expedientes de 8h ou mais em um escritório estão por toda parte – e a maioria desse período envolve ficar sentado em frente a um computador. Fatores assim em geral levam a um estilo de vida sedentário, no qual o nível de exercício é baixo (ou nulo).
     Porém, nunca é tarde para mudar e adotar hábitos melhores! Você provavelmente vai não só se sentir melhor, com mais energia, mas também poderá prevenir doenças e ter uma vida mais longa.
      Mesmo com o ritmo acelerado e a falta de tempo comum no dia a dia, é fundamental que você entenda a importância da atividade física para que possa incorporá-la à sua agenda. A boa notícia é que não há necessidade de passar horas se exercitando. Para pessoas que têm entre 18 e 64 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividades aeróbicas de intensidade moderada por semana.
    Os benefícios do exercício para a saúde são inúmeros, conforme a ciência vem comprovando nas últimas décadas. Um dos principais é o controle do peso corporal – claro que uma alimentação equilibrada também é imprescindível. Além disso, as atividades físicas fortalecem o coração, melhoram a circulação e baixam a pressão arterial, o que reduz o risco de problemas cardiovasculares. E podem ajudar a baixar o nível de açúcar no sangue e fazer com que a insulina seja mais bem controlada, protegendo contra o diabetes. Elas também fortalecem os ossos e músculos do corpo, algo importante em todas as fases da vida. De quebra, ainda melhoram a qualidade do sono.
     Corpo e mente saudáveis O que nem todos sabem ou levam em consideração é que o poder do exercício vai além de melhorar o condicionamento físico. Ele desempenha um papel importante para a saúde mental, ou seja, ajuda para que a pessoa se sinta bem com ela mesma e com o mundo ao seu redor.
    Nos últimos anos, vem crescendo o número de evidências científicas que mostram essa relação. Uma das explicações é que, durante a prática de exercícios, o organismo libera substâncias que melhoram o humor e trazem relaxamento – uma delas é a famosa endorfina. Isso pode ajudar a lidar com o estresse e diminuir o risco de distúrbios como a ansiedade e a depressão, tão comuns atualmente.
     Além disso, você pode passar a gostar mais de si mesma – ao se achar mais bonita, por exemplo. Isso se reflete na autoconfiança e na autoestima, o que colabora para uma vida mais feliz, sem ficar procurando defeitos em frente ao espelho.
     Por fim, sabemos que a nossa capacidade cognitiva – pensar, aprender, memorizar etc. – diminui conforme envelhecemos. A atividade física, por outro lado, pode trazer melhorias para a função cerebral e desacelerar essa queda, mantendo-nos ativos durante mais tempo.
     Como eu começo? Lembre-se de que a prática esportiva precisa ser prazerosa, pois isso contribui para que você não desista dela. Se gosta de água, natação ou hidroginástica são ótimas opções. Caso prefira algo ao ar livre, pode fazer caminhada ou corrida ou ainda andar de bicicleta. As artes marciais trazem o benefício adicional de aprender técnicas de defesa pessoal. Nas academias, zumba, step e spinning são aulas animadas e queimam muitas calorias.
    Juntar-se a amigos ou familiares é uma excelente ideia. Vocês podem formar um grupo e se reunir regularmente, pois assim uns estimulam os outros e tudo fica mais divertido.
    Até mesmo pequenas mudanças ajudam a incorporar o exercício em sua vida. Por exemplo, utilizar as escadas em vez do elevador ou estacionar o carro longe do seu destino e fazer parte do percurso a pé.
      Seja qual for sua preferência, considere que o mais difícil não é começar, e sim manter um padrão. Você provavelmente conhece alguém que se matriculou na academia e desistiu depois de pouco tempo, certo? Respeite o ritmo do seu corpo e dê um passo de cada vez, pois assim fica mais fácil acompanhar sua evolução e se sentir motivada a continuar.
      Quando não for possível cumprir sua programação, fique despreocupada: qualquer nível de atividade é melhor do que não fazer nada. Até atividades cotidianas, como varrer a casa ou lavar a louça, fazem diferença nessa conta!

Imagem
#infertilidade#Infertilidadesjc#reproducaohumana#reproducaohumanasjc#reproducaohumanavaledoparaiba#tentantes#tentantessjc#tentantesvaledoparaiba#draadrianavalerio#draadrianavalerioreproducaohumana
0 Comments



Leave a Reply.

    Autor

    Neste blog quero compartilhar informações descomplicadas  sobre medicina, infertilidade, anticoncepção, gravidez, amamentação e outras coisas de mulher e mãe.

    Categorias

    Todos
    Endometriose
    Infertilidade
    Miomas
    Ovários Poliscísticos
    Pólipos
    SAAF

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Quem sou
  • Convênios
  • Procedimentos realizados
  • Blog
  • Contato